Tendências do comércio exterior para os próximos anos: desafios e oportunidades no cenário global

São Paulo – O comércio exterior, um pilar fundamental da economia global, tem experimentado rápidas mudanças e inovações nas últimas décadas. A crescente adoção de tecnologias emergentes, como criptomoedas e blockchain impulsionadas pelo crescimento do preço do bitcoin nos últimos anos, está moldando a maneira como os negócios são conduzidos no cenário global.

As tendências em digitalização, sustentabilidade e transformações nas cadeias de suprimentos apresentam oportunidades e desafios significativos para os países e empresas envolvidos no comércio internacional. Veja quais são essas tendências e como se preparar para o futuro do comércio.

Digitalização e e-commerce

A digitalização e o crescimento do comércio eletrônico têm impactado profundamente o comércio exterior. Com a pandemia de COVID-19 acelerando a adoção de tecnologias digitais, o e-commerce se tornou um componente crítico da cadeia de suprimentos global.

Nos próximos anos, espera-se que o comércio eletrônico continue crescendo, impulsionado pelo aumento do acesso à internet e pelo uso de smartphones. Isso abrirá novas oportunidades de negócios, especialmente para pequenas e médias empresas que podem tirar proveito das plataformas de comércio eletrônico para expandir seus mercados.

Redução de barreiras comerciais e acordos regionais

Nos últimos anos, há um aumento nos acordos comerciais regionais e bilaterais, à medida que os países buscam reduzir as barreiras comerciais e facilitar o comércio entre si. A tendência de acordos regionais e bilaterais provavelmente continuará, especialmente em um momento em que as negociações comerciais multilaterais enfrentam impasses.

A assinatura de novos acordos comerciais e a expansão dos acordos existentes, podem moldar o comércio global nos próximos anos e aumentar ainda mais a polarização econômica global.

Sustentabilidade e comércio verde

A crescente preocupação com as mudanças climáticas e a sustentabilidade está levando a uma maior ênfase no comércio verde. As empresas buscam cada vez mais adotar práticas sustentáveis em suas operações e na cadeia de suprimentos.

Leia mais.

Curtiu? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EM ALTA

Artigos relacionados

FIEP promove três capacitações sobre técnicas de comércio exterior no mês de junho
Desde o início do ano, a instituição realizou mais de...
M.Stortti promove palestras internacionais destinadas às empresas
M.Stortti Business Consulting Group dará continuidade, nos meses de maio...
Sinacast: Comércio internacional e interestadual paulista é tema de podcast
Episódio marca lançamento da 3ª edição do Boletim Fisco Paulista...
Metade das exportações para China, UE e Argentina enfrentam barreiras
Relatório anual da CNI e de entidades setoriais detalha 77...
plugins premium WordPress
PHP Code Snippets Powered By : XYZScripts.com