as empresas consideradas do futuro são aquelas que:
1. PENSAM à frente do seu tempo,
2. ANTECIPAM-SE às mudanças,
3. INOVAM seus processos,
4. CRIAM ciclos de inovação mais curtos,
5. OFERECEM respostas mais efetivas aos desafios impostos pelas transformações em curso no mundo atual.
Algumas literaturas apontam para uma maior consciência nas questões sociais e de sustentabilidade, enquanto que outras falam que tem o cliente no centro.
De forma resumida:
As empresas do futuro serão mais ágeis, flexíveis e orientadas para o cliente.
Elas terão processos de trabalho mais automatizados, usarão tecnologias avançadas para melhorar a produtividade e a eficiência, e terão modelos de negócios mais inovadores.
Elas também se concentrarão em fornecer experiências personalizadas para os clientes, usando dados e análises para entender melhor seus comportamentos e necessidades.
Além disso, as empresas do futuro serão mais responsáveis socialmente, adotando práticas de negócios éticas e sustentáveis.
Mas quem irá liderar toda esta transformação?
A liderança das transformações depende do contexto e da natureza das mudanças.
Em alguns casos, a liderança pode ser assumida por um único indivíduo, como um CEO ou um líder de projeto.
Em outros casos, a liderança pode ser compartilhada entre várias pessoas, como membros de um comitê de gestão ou líderes de setores.
Em alguns casos, a liderança pode ser assumida por um grupo maior, como uma equipe de diretores ou um conselho de administração.
Se pensarmos em etapas desta transformação, podemos montar um checklist com dez etapas:
1. Estabelecer uma Visão de Futuro:
Estabeleça uma visão clara e compartilhada de onde a empresa deseja estar no futuro.
2. Definir metas e objetivos:
Estabeleça metas e objetivos que a empresa deseja alcançar para se tornar uma organização do futuro.
3.Desenvolver um plano de ação:
Crie um plano de ação detalhado para alcançar as metas e objetivos definidos.
4. Criar uma Cultura de Inovação:
Desenvolva uma cultura que incentive a criatividade e a experimentação, para que os funcionários possam desenvolver novas ideias e soluções inovadoras.
5. Estabeleça processos eficientes:
Crie processos eficientes para melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados.
6. Adotar Tecnologias Emergentes:
As lideranças devem investir em tecnologias que possam ajudar a melhorar os processos e produtos da empresa, como inteligência artificial, big data e internet das coisas e possam alcançar sua visão de futuro..
7. Crie Estratégias de Transformação Digital:
Desenvolver estratégias de transformação que ajudem a empresa a se adaptar às mudanças do mercado.
8. Desenvolva um Ambiente de Aprendizado contínua em Habilidades Digitais:
Criar um ambiente de aprendizado que permita que os funcionários desenvolvam novas habilidades digitais e conhecimentos para melhorar a produtividade.
9. Estimule a colaboração interna e externa:
incentive a colaboração entre funcionários para melhorar os resultados dos departamentos e com parceiros externos para compartilhar conhecimento e desenvolver novas soluções..
10. Crie um ambiente de trabalho flexível:
Crie um ambiente de trabalho flexível que permita aos funcionários trabalhar de forma remota e em horários flexíveis.
Espero que estes #insightstransformadores te auxiliem a se TRANSFORMAR no Profissional do Futuro, pois nenhuma organização irá se perpetuar sem uma Liderança preparada para este desafio.
Autor: Paulo Kendzerski