Três em cada cinco empresas que exportam ou importam foram altamente afetadas pelas condições do mercado marítimo internacional nos últimos meses. De acordo com a pesquisa “Consulta Empresarial: Logística Internacional”, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), o aumento do custo do frete internacional foi o principal problema para empresas com operações de comércio exterior, citado por 90% delas. Ao todo, 83% das exportadoras e 71% das importadoras precisaram suspender ou postergar algum embarque.
Com as dificuldades ocasionadas por problemas na logística mundial, entre as empresas que tiveram de suspender ou postergar o transporte de produtos muitas não conseguiram cumprir contratos com clientes, o que ocorreu para 90% em exportações e 80%, em importações.
“O mundo ainda sente os efeitos da desorganização do transporte marítimo, que sofreu uma reação em cadeia devido a fechamento de portos em mercados importantes, com consequente retenção de navios e de contêineres. Esse desequilíbrio levou ao aumento de preços, que ainda persistem e se somam aos desafios estruturais de competitividade do comércio exterior brasileiro”, diz a gerente de Comércio e Integração Internacional da CNI, Constanza Negri.